Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sábado, 18 de junho de 2011

Eucaristia marca os 141 anos da cidade de São Manuel


São Manuel completa 141 anos de emancipação política administrativa. Também a paróquia São Manuel de São Manuel completará 127 anos de criação. A paróquia foi criada em 04 de outubro de 1884. O padroeiro e a emancipação do município foram comemorados no dia 17 de junho, dia do santo mártir São Manuel.
A história do santo mártir, Manuel, nobre no reino persa, foi enviado como embaixador com mais dois companheiros: Ismael e Sabel, à Roma para consolidar um tratado de paz entre o Império Romano e o Reino Persa no ano de 363.

Era imperador de Roma nesta época Juliano. Este alimentou o ódio ao Cristianismo e proibiu o culto cristão, por não concordar com os ideais de seu tio Constantino que havia, em 313, dado liberdade aos cristãos. Ao saber que os embaixadores persas eram cristãos não houve o tratado de paz e os submeteram a várias humilhações a fim de que adorassem os ídolos se curvando ao seu poder.

Homens fiéis e não se intimidando com o poder humano, Manuel, Ismael e Sabel, não se curvaram ante os ídolos a conseqüência foi a condenação à morte. Morreram por Jesus Cristo, não negaram o seu nome e nem o seu poder sobre eles. Foram testemunhas de Cristo no império romano.

Foi realizada a Santa Eucaristia no dia 17 às 10h presidida por Dom Mauricio Grotto de Camargo. Foi marcada também com a presença de vários padres da nossa arquidiocese: Cônego Emerson Rogério Anizi (Catedral de Botucatu); Pe. Willian César Nunes (vigário Santuário Nossa Senhora da Piedade – Lençóis Paulista); Frei Cordeiro (Guarapuava – PR); e os padres do município de São Manuel: Pe. Durvalino Condicelli, IMC (Pároco da Paróquia São Manuel) e seus vigários paroquiais Pe. Ettore Elias, IMC e Pe. Jaime, IMC; o pároco da Paróquia Nossa Senhora Consolata, Pe. Adauto José Martins e o Pe. Rogério Zenateli, pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida do distrito de Aparecida de São Manuel. Contanto com a presença do prefeito municipal Tharcilio Baroni Filho, e a primeira dama, vereadores e autoridades civis e militares, assim como os fiéis em Cristo de São Manuel.

Dom Mauricio em sua homilia falou sobre a importância da missão e de ser missionário. Exaltou os mais de 70 anos de presença dos missionários do Instituto Missionários da Consolata, marcando a vida de fé com o seu testemunho de deixarem suas famílias e amigos em suas terras natais para que mais pessoas creiam em Jesus Cristo, enviado de Deus Pai e que envia todos à missão. Ressaltou a importância do Programa Paróquia Missionária (PROPAMI).


 Confira abaixo algumas fotos desse momento da história de São Manuel e de sua Paróquia. Clique na foto para ampliá-las.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário