Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Circular n. 3 de Dom Mauricio Grotto de Camargo

“Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” Gl.2,20

CARTA CIRCULAR Nº. 03 / 2011
 27 de setembro de 2011

Aos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e Povo de Deus.

Saúde e Paz no Senhor!
                                                    
A Cúria Metropolitana de Botucatu comunica o seguinte:

01.  Carta da Congregação para o Clero aos Reitores de Santuário

Recebemos, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, uma carta do Emmº. Cardeal Mauro Piacenza, Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, dirigida aos Reitores de Santuário. “No decurso da história, os Santuários demonstraram-se como lugares maravilhosos, usados pela Providência para a conversão, o sustento e o conforto de muitos. Ainda hoje, estes podem continuar iluminando a muitos com a alegria da fé cristã e podem contribuir para a sensibilização na escuta da chamada universal à santidade. Com tais recursos, poderemos auxiliar humildemente a conter o secularismo e a incrementar a prática religiosa. Auspiciamos, portanto, um renovado zelo aos sacerdotes encarregados da cura pastoral dos Santuários, uma mais ampla compreensão da importância de se valorizar cada ocasião para cuidar da liturgia, da catequese, da pregação, do atendimento às confissões, das celebrações dos sacramentais e da própria arte sacra, para, assim, através de tantos detalhes, oferecerem um auxílio a quem entra num Santuários, mesmo que só ocasionalmente.” A carta, em sua íntegra, será entregue aos Reitores de Santuário.

02.  Nossos Arcebispos Eméritos

Dom Antônio Maria Mucciolo, apóstolo da Rede Vida e dos bispos eméritos, completou, no último dia 15 de agosto, 34 anos de Ordenação Episcopal, e, com as graças e bênçãos de Deus, haverá de comemorar 62 de sacerdócio no próximo dia 04 de novembro. A ele, com muito carinho e admiração, nossos cumprimentos com os votos de muitos anos mais de consagração e serviço fiel à Igreja e ao Reino.
             
            Para quem deseja escrever ou telefonar para Dom Antônio: 

Rua Caraíbas, 719 – Apto. 31     Fone: (011) 3862 3109     CEP 05020-000 São Paulo-SP.

             Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, apóstolo do PROPAMI, segue em seu calvário, carregando com dignidade sua cruz. Encontra-se em Belo Horizonte, muito bem cuidado e amado pelos “confrades” jesuítas. Há aproximadamente quinze dias atrás, em virtude de uma embolia pulmonar, foi socorrido ao Hospital Santa Teresa de BH, mas passa bem, graças a Deus. No último dia 21 de setembro Dom Maurício e o Con. Emerson Rogério Anizi, estiveram em BH para uma visita a Dom Aloysio. No diálogo com Dom Maurício, apesar do sofrimento, ele sorriu várias vezes. Disse ter muita saudade de Botucatu e enviou lembranças a todos: padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e agentes de pastoral leigos e leigas. Manifestou muita alegria ao ouvir que o PROPAMI avança, embora a passos lentos, em todas as paróquias. 

            Datas comemorativas: Nascimento 07 de fevereiro de 1933; Ordenação Sacerdotal 21 de dezembro de 1963; Ordenação Episcopal 22 de julho de 1984.

            Para quem deseja escrever ou telefonar a Dom Aloysio, o que é muito bom:

Cx. Postal 5047 - CEP 31611-970   Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127
Fone:(0xx31) 3115-7000 - Fax:(0xx31) 3499-1611 / 3499-1615
31710-300 - BELO HORIZONTE (Planalto) – MG



03. Mensagem do Arcebispo


“Tornar-se discípulo-missionário, servo de NS Jesus Cristo, para Nele ser cada vez mais nova pessoa, livre para amar verdadeiramente.”

            Prezados irmãos e irmãs,
            Paz e bem!
            Nossa liberdade consiste em escolher a quem ou a que e de que modo serviremos. Nossas decisões e escolhas sempre acarretam muitas conseqüências, pessoais, familiares, sociais... e sempre há um preço a pagar! Resta saber se, ao final, alcançaremos alegria, paz, felicidade, vida plena ou terminaremos frustrados, angustiados e infelizes.
            Por isso, é fundamental escolher bem! Existem ídolos e causas (riqueza, poder, fama, sexo...) que prometem muito (prazer, alegria, felicidade) e de forma instantânea, imediata. Mas, o preço a pagar é altíssimo, e, ao final, não compensa, porque são incapazes de cumprir tudo que prometeram.
            Quem se torna escravo de um desses ídolos, pouco a pouco, vai se tornando incapaz de amar verdadeiramente. O resultado final será solidão, vazio, frustração e angústia profunda. Por exemplo, quem é escravo (seja do dinheiro, do poder, da fama, do sexo ou de todos ao mesmo tempo) pautará todas as suas relações (conjugais, familiares, sociais) em função de sempre obter mais dinheiro, mais poder, mais fama, mais sexo. Não é a pessoa do outro (marido, mulher, filhos, pais, irmãos, colegas de trabalho ou vizinhos do bairro) que é amada e sim aquilo que o outro possui e o torna atraente para mim. Trata-se de puro egoísmo iníquo e profundo; trata-se de amar apenas a si mesmo. Quando o outro deixar de “possuir” alguma “atração” será descartado como se joga fora o bagaço de uma laranja toda sugada. Claro que a explicação para o abandono das pessoas que nos cercam será sempre maquiado e falseado. A final, não é difícil encontrar desculpas para selecionar, discriminar e se afastar de certas pessoas, porque todos somos imperfeitos e pecadores.

            Até mesmo a nossa relação com Deus, Pai-Filho-Espírito Santo, pode incorrer no mesmo erro e cair na mesma armadilha. A questão é: eu amo verdadeiramente a Deus ou amo tudo aquilo que ele “possui” e tem para me dar? E quando não me dá, revolto-me imediatamente contra Ele.
            A questão fundamental é, pois, amar verdadeiramente ou não!
           
Deus quer ser amado de forma simples, gratuita e radical, e não por aquilo que tem para dar. Ele sabe que a nossa salvação está em aprender a amar de forma autêntica o próximo; sabe que a nossa salvação está na libertação do “Egito” de nosso próprio “Ego”.  Por isso, Ele nos amou, e ainda nos ama, de forma simples, gratuita e radical, por meio da encarnação, paixão, morte (e morte de Cruz) e ressurreição de NS Jesus Cristo. E Jesus Cristo não nos ilude com falsas (doces, sedutoras...) promessas: “Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, perde-la-á. Quem entregar sua vida por Mim e pelo Reino, salva-la-á.” (Mc.8,34s)
            
            Escolher ser discípulo-missionário de Jesus Cristo, de fato, é aceitar “pagar” um preço altíssimo. Mas, Nele e por Ele, temos certeza que vale a pena. Todos os Santos e Santas, desde o início e ao longo dos séculos todos, nos servem de prova.
            Recomendo a leitura e meditação do capítulo seis inteiro da carta de Paulo aos Romanos.
+ Maurício Grotto de Camargo

04.  Semana Nacional da Vida de 1 a 7 de outubro

A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus, defende e instrui o homem como protagonista em favor da vida. Não é de hoje que os documentos da Igreja trabalham o tema da vida e a sua defesa. Nestes 30 anos, em 2011, da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio, do Beato João Paulo II, percebemos claramente que Família e Vida, são os dois grandes pilares da Igreja: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios e de defender contra todas as insidias a vida humana em qualquer condição e estado” FC 30

Em 2005 a CNBB instituiu a 1ª semana de outubro, como “SEMANA NACIONAL DA VIDA” E O “DIA 8 DE OUTUBRO – DIA DO NASCITURO”. Os motivos que levaram nossos bispos a tomarem esta decisão são vários. Destaca-se acima de tudo, o fato da vida humana ter sido tão ameaçada, banalizada e desrespeitada, de muitas maneiras. a escolha do dia 8 de outubro como dia do nascituro, para que as crianças ainda no seio da mãe se sintam lembradas, protegidas, acolhidas, amadas e esperadas. Tem também outros significados especiais, “estamos na primavera, a estação da vida nova, cada criança que nasce é primavera para humanidade!” e o Dia da Criança, 12 de outubro.

Diante desta dupla comemoração, vamos refletir em dois tempos; primeiro que a vida de cada um de nós, é dom, é um presente de Deus é a nossa maior riqueza. E Jesus nascendo como homem, se tornou semelhante a nós e veio nos ensinar o valor de nossa vida.

Nossa primeira vocação foi o chamado para a vida. Junto com todas as criaturas, participamos da festa da vida. Com sabedoria infinita, deus criou milhares de seres vivos, Deus criou a vida, primeiro a vegetal, depois a vida animal. Mas a obra prima foi a criação do homem e da mulher, soprando sobre eles o sopro da vida!Cada pessoa humana foi criada com muito amor e carinho! 

Tudo que existe nos foi dado de graça para que possamos viver, ser felizes e encontrar os vestígios de deus criador, nosso pai bondoso. Somos os herdeiros e administradores de tudo que Deus criou. E para que tenhamos vida e um futuro saudável é necessário que cuidemos bem da vida que nos foi presenteada e confiada, incluindo a vida do planeta terra.

Porque o dia do nascituro? Quem é o nascituro?  É o ser humano que está no ventre materno, antes que a mãe lhe dê a luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como qualquer pessoa. a dignidade de filho de Deus!Disse o papa João Paulo II, ardoroso defensor d vida: “a vida humana é sagrada, porque desde a sua origem supõe a ação criadora de deus e mantém-se sempre numa relação especial com o criador, seu único fim.” (EV. 53)

No mundo de hoje que tenta nos impor a cultura do descartável, a cultura da morte, nós cristãos católicos precisamos fazer a diferença. Por isto peçamos ao senhor que grave em nosso coração o mais profundo respeito pela vida! Pela nossa vida! Pela vida de cada pessoa e nos de sensibilidade, fidelidade para levarmos adiante o projeto de amor e vida do Pai.

Nossa Missão: Como Maria e os discípulos precisamos levar a todos o Evangelho da Vida e da Família, sermos  agentes que lutam por valores verdadeiros, pela cultura da vida e da família. Que não deixemos de valorizar a todos que encontramos em nosso caminho. Que fortalecidos pelo Deus da Vida, que nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida”, a exemplo e com a proteção  de Maria Mãe da Vida nos coloquemos sempre à serviço da vida e da pessoa humana, lutando por um mundo mais fraterno e mais irmão.

Nesta Semana da Vida, vamos nos empenhar para fazer a vida acontecer plenamente em nossas famílias!
Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar

05. A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude

Em preparação à próxima Jornada Mundial da Juventude-2013, no Rio de Janeiro com a presença do Santo Padre, a Cruz  e o ícone de Nossa Senhora já começaram a percorrer nossas dioceses.
                         
BOTE FÉ

O BOTE FÉ da Provincia Eclesiastica de Botucatu será na cidade de Marília no ginásio de esportes da Universidade de Marília no próximo dia 16 de outubro, domingo. Incentivemos nossos jovens a participar.

P R O G R A M A Ç Ã O

 9h00      –          Chegada no Ginásio de Esportes da UNIMAR

10h00     –          Recepção da Cruz da JMJ  (1º testemunho)
              Missa presidida por D. Maurício G. Camargo
                                                                                       (2º testemunho)

12h00     –          Lanche

13h00     –          Dinâmica – tema do DNJ 2011
              outros testemunhos de jovens
              show com os cantores

15h30     –          Via Sacra no recinto do Ginásio da UNIMAR
              Oração final com envio dos jovens (entrega subsídio)

Em nossa Província, criamos um site para centralizar as informações do “Bote Fé”. Este é o nome da Campanha da Cruz peregrina pelas dioceses do Brasil, que começou em São Paulo no dia 18 de setembro, e terminará com os grandes momentos de pré-jornada e enfim, a grande  JMJ no Rio em 2013.

          Todas as nossas dioceses poderão replicar este site ou até mesmo alimentá-lo com informações sobre o que a diocese está fazendo. Para isso o responsável pela pascom de cada diocese deverá entrar em contato com Eduardo – Pascom Marília pelo email: pascom.marilia@gmail.com

06.  Atualização do Presbitério sobre a VERBUM DOMINI

De 24 a 27 de outubro, em Agudos, no Seminário dos Franciscanos, nosso presbitério se recolherá, juntamente com o Arcebispo, para um estudo aprofundado da Exortação Apostólica Verbum Domini.
            A assessoria do encontro estará a cargo do Pe. Sidnei de Paula Santos da diocese de Marília, Professor da Faculdade João Paulo II. Pedimos o apoio espiritual de todo nosso povo através da oração.

Botucatu, 27 de setembro de 2011


Dom Maurício Grotto de Camargo
                                                               Arcebispo Metropolitano

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar nos prepara para a Semana Nacional da Vida

Semana Nacional da Vida de 1 a 7 de outubro

A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus, defende e instrui o homem como protagonista em favor da vida. Não é de hoje que os documentos da Igreja trabalham o tema da vida e a sua defesa. Nestes 30 anos, em 2011, da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio, do Beato João Paulo II, percebemos claramente que Família e Vida, são os dois grandes pilares da Igreja: “A Igreja é chamada a manifestar novamente a todos, com uma firme e mais clara convicção, a vontade de promover, com todos os meios e de defender contra todas as insidias a vida humana em qualquer condição e estado” FC 30

Em 2005 a CNBB instituiu a 1ª semana de outubro, como “SEMANA NACIONAL DA VIDA” E O “DIA 8 DE OUTUBRO – DIA DO NASCITURO”. Os motivos que levaram nossos bispos a tomarem esta decisão são vários. Destaca-se acima de tudo, o fato da vida humana ter sido tão ameaçada, banalizada e desrespeitada, de muitas maneiras. a escolha do dia 8 de outubro como dia do nascituro, para que as crianças ainda no seio da mãe se sintam lembradas, protegidas, acolhidas, amadas e esperadas. Tem também outros significados especiais, “estamos na primavera, a estação da vida nova, cada criança que nasce é primavera para humanidade!” e o Dia da Criança, 12 de outubro.

Diante desta dupla comemoração, vamos refletir em dois tempos; primeiro que a vida de cada um de nós, é dom, é um presente de Deus é a nossa maior riqueza. E Jesus nascendo como homem, se tornou semelhante a nós e veio nos ensinar o valor de nossa vida.

Nossa primeira vocação foi o chamado para a vida. Junto com todas as criaturas, participamos da festa da vida. Com sabedoria infinita, deus criou milhares de seres vivos, Deus criou a vida, primeiro a vegetal, depois a vida animal. Mas a obra prima foi a criação do homem e da mulher, soprando sobre eles o sopro da vida!Cada pessoa humana foi criada com muito amor e carinho! 

Tudo que existe nos foi dado de graça para que possamos viver, ser felizes e encontrar os vestígios de deus criador, nosso pai bondoso. Somos os herdeiros e administradores de tudo que Deus criou. E para que tenhamos vida e um futuro saudável é necessário que cuidemos bem da vida que nos foi presenteada e confiada, incluindo a vida do planeta terra.

Porque o dia do nascituro? Quem é o nascituro?  É o ser humano que está no ventre materno, antes que a mãe lhe dê a luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como qualquer pessoa. a dignidade de filho de Deus!Disse o papa João Paulo II, ardoroso defensor d vida: “a vida humana é sagrada, porque desde a sua origem supõe a ação criadora de deus e mantém-se sempre numa relação especial com o criador, seu único fim.” (EV. 53)

No mundo de hoje que tenta nos impor a cultura do descartável, a cultura da morte, nós cristãos católicos precisamos fazer a diferença. Por isto peçamos ao senhor que grave em nosso coração o mais profundo respeito pela vida! Pela nossa vida! Pela vida de cada pessoa e nos de sensibilidade, fidelidade para levarmos adiante o projeto de amor e vida do Pai. 

Nossa Missão: Como Maria e os discípulos precisamos levar a todos o Evangelho da Vida e da Família, sermos  agentes que lutam por valores verdadeiros, pela cultura da vida e da família. Que não deixemos de valorizar a todos que encontramos em nosso caminho. Que fortalecidos pelo Deus da Vida, que nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida”, a exemplo e com a proteção  de Maria Mãe da Vida nos coloquemos sempre à serviço da vida e da pessoa humana, lutando por um mundo mais fraterno e mais irmão.

Nesta Semana da Vida, vamos nos empenhar para fazer a vida acontecer plenamente em nossas famílias!

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar

XII Semana Bíblico-Catequética da Paróquia São Pedro e São Paulo


     Setembro, Mês da Bíblia é também o mês em que a    Paróquia São Pedro e São Paulo em Lençóis Paulista realiza a Semana Bíblico-Catequética. A Semana Bíblico-Catequética foi celebrada com maior entusiasmo devido a prepração ao Jubileu de 25 anos da Paróquia.

     A XII Semana Bíblico-Catequética, com o tema “A vós é concedido conhecer os segredos do reino de Deus” (Mt 13, 11), aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de setembro. E foram oferecidos pela paróquia quatro momentos diferentes  

                 1. Noite de Espiritualidade com o Côn. Marcelo Aparecido Paes: terça-feira, dia 20 de setembro às 20h00, na Matriz São Pedro e São Paulo;

                    2. Momento de Formação com o coordenador regional de catequese Danilo José Almeida: quarta-feira, dia 21 de setembro às 20h00, no Salão Paroquial;
                 3. Apresentação Cultural com Coral Menino Jesus: quinta-feira, dia 22 de setembro às 20h00, na Matriz São Pedro e São Paulo; 

               4. Sessão de Cinema com as Crianças sobre a Vida de Jesus: nos dias 20, 21 e 22 às 9h00 e às 14h00, no Salão Paroquial.

Estes momentos foram dedicados especialmente:

1.     Aos catequistas de nossa paróquia e das demais paróquias da nossa cidade;

2.  Aos catequizandos de nossa paróquia;

3.  Aos líderes de pastorais, movimentos e serviços e seus respectivos membros;

4. Aos professores e alunos dos 1ºs e 2ºs anos das escolas Idalina, Luiz Zillo e Maria Zélia;
5. A toda a comunidade São Pedro e São Paulo que deseja crescer em seu encontro pessoal com Jesus.













II Encontro de Jovens da Paróquia Nossa Senhora Consolata

Nos dias 24 e 25 de Setembro ocorreu em São Manuel na Escola Zigomar na Cohab II o "II Encontro de Jovens" oferecido pela Paróquia Nossa Senhora Consolata. 

Foram dois dias em que foi proporcionado aos jovens refletirem sobre a mensagem e a obra de Deus em suas vidas e na vida de seus familiares e amigos. 

O Encontro contou com a participação das Paróquias Nossa Senhora Consolata, São Manuel e Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina (Pratânia) e do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Aparecida de São Manuel).

O Encontro foi encerrado com a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata às 19h com a participação dos familiares dos jovens e toda comunidade de São Manuel.

Praça da Matriz Santa Cruz em Areiópolis é homenagem ao Monsenhor José de Freitas


Discurso proferido pelo Pe Alberico Pinheiro na inauguração da nova praça da matriz de Areiópolis que levará o nome de Praça Mons. José Ribeiro de Freitas, no dia 24 de setembro de 2011

No dia 03 de novembro de 1921, nascia o menino José de Freitas, filho do casal Adelino e Maria das Dores Ribeiro de Freitas, que teve 12 filhos, sendo todos homens. José era o penúltimo. Cinco dos irmãos morreram ainda na infância. Era desejo dos pais que um de seus filhos se tornasse sacerdote, porém, faleceram antes de ver este desejo realizado. Por volta dos 10 anos ficou órfão de mãe e um ano depois, também de pai. Os irmãos se dispersaram e ele José foi morar em Bariri, na casa de uma prima. Eram protestantes. Aprendeu o ofício de alfaiate e teve contato com os Padres Redentoristas que vieram pregar uma missão nessa cidade. Nascia aí o desejo de se tornar sacerdote, missionário redentorista. Serviu sua paróquia como coroinha até a entrada no seminário.

           No dia 24 de dezembro de 1935, com 14 anos de idade, ingressou no seminário redentorista de Aparecida do Norte. Desde que entrou no seminário sempre teve consigo a presença muito forte de Deus, gostava de uma frase bíblica que sempre repetia “Uma só coisa peço ao Senhor: Servi-lo todos os dias  no altar”. Ingressou no noviciado depois de seus estudos, em Pindamonhangaba, no dia 11 de janeiro de 1943.

No dia 27 de dezembro de 1949, com 28 anos de idade, depois dos seus estudos superiores de filosofia e teologia, o diácono José Ribeiro de Freitas, foi ordenado sacerdote, na congregação dos Padres Redentoristas, em Tietê, pelas mãos episcopais do bispo Dom José Carlos Aguirre, estando presente entre outros sacerdotes, o recém ordenado, Pe.  Antônio Maria Mucciolo, futuro bispo e arcebispo de Botucatu.

Trabalhou como padre redentorista em Aparecida, Santuário Nacional, e em muitos lugares, pregando missões. No dia 12 de dezembro de 1958, desligou-se da congregação dos padres redentoristas e ingressou na diocese de São Carlos, sendo designado pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua, em Itirapina e depois em 1974, pároco da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, em São José do Rio Preto-SP, criado e construído por ele. Em 1981, passou a fazer parte de nossa arquidiocese, desde então se passaram 27 anos, prestando relevantes serviços às Paróquias de Santa Cruz em Areiópolis, Aparecida, em Aparecida de São Manuel e Senhor Bom Jesus, em Pratânia, bem como a toda diocese.

Em 04 de novembro de 1994, recebeu o titulo de Cidadão Areiópolense.

Em 07 de janeiro de 2000, em nossa paróquia celebrou o jubileu de ouro sacerdotal, 50 anos de sacerdócio e em virtude desse jubileu recebeu o título de Monsenhor concedido por D.Antonio Maria Mucciolo, arcebispo de Botucatu, na ocasião.

Em junho de 2005, passou a administração da paróquia de Santa Cruz, em Areiópolis a mim, Pe. Alberico Pinheiro, novo pároco, manifestando o desejo de permanecer na casa paroquial. Foram três anos de intensa convivência, me auxiliando, na medida de suas forças, nos trabalhos pastorais.

Sua saúde era, de modo geral, boa. Apresentava dificuldades de locomoção, devido á artrose. No início do mês de setembro de 2008, acordou pela manhã com uma certa paralisia nas pernas e nos braços, como alguém acometido de derrame cerebral. Foram feitos exames médicos e iniciado tratamento, mas sua situação piorava a cada dia, a ponto de ficar paralisado na cama, recebendo todos os cuidados de alimentação e higiene no próprio leito. Foi internado duas vezes, e na última permaneceu quinze dias, até o seu falecimento.

Tinha um grande coração, excelente confessor e diretor de almas, atencioso para com os pobres, doentes e sofredores em geral. Tinha, porém, temperamento forte, era enérgico, exigente, independente, mas nos últimos dias recebeu grande graça na sua enfermidade, dando provas de paciência, humildade, e uma grande aceitação dos sofrimentos. Às vezes cantava cantos marianos enquanto lhe ofereciam os cuidados de higiene.

Enfim, no dia 9 de outubro, deste ano, por volta das 2 horas da manhã, ficou um pouco agitado o que chamou a atenção da Cidinha, paroquiana que o acompanhava durante a noite, que se aproximou e o ouviu dizer repetidamente o nome de Jesus até entregar sua alma nas mãos d’Aquele a quem ele consagrou toda a sua vida.

No dia 09 de outubro, completa-se três anos em que nosso querido Pe. José Ribeiro de Freitas, ou Pe. Zezinho, como era carinhosamente chamado, “entrou na vida”, como dizia Santa Teresinha. A Praça da Matriz, que levará de agora em diante o nome de Mons. José Ribeiro de Freitas, é mais que uma justa homenagem a este homem valoroso, que consagrou toda a sua vida a prestar relevantes serviços às cidades por onde passou. A ele, nossa eterna gratidão e pedimos a sua intercessão pelas necessidades da Igreja do Brasil, da nossa Diocese, da Paróquia de Santa Cruz da cidade de Areiópolis.

Pe. Alberico Pinheiro –
Paróquia Santa Cruz – Areiópolis – SP

Feliz Aniversário

Nosso querido Arcebispo, Dom Mauricio completaou no dia 26 de setembro mais um aniversário. 

Parabéns Dom Maurício e que Deus na intercessão de Maria e de Sant' Ana continue derramando muitas bençãos sobre a missão e governo de nossa Arquidiocese.

domingo, 25 de setembro de 2011

Encontro de Jovens em São Manuel (24 e 25 set)

Está acontecendo desde ontem pela manhã o Encontro de Jovens de São Manuel, na escola Zigomar na COHAB II.

O Encontro conta com a participação de jovens de São Manuel, Aparecida de São Manuel e Pratânia. O Encontro foi preparado para acolher 80 jovens. 

O Encontro se encerrará com a Santa Missa às 19h na Paróquia Nossa Senhora Consolata com a presidência do pároco local Pe. Adauto José Martins.

Parabéns à equipe organizadora e rezemos pelos nossos jovens para que experimentem mais em suas vidas o amor de Deus por eles. Também nos preparemos para 2013 quando acontecerá a Jornada Mundial da Juventude em nosso País. Muitos eventos ainda aconteceram em nossa arquidiocese e paróquias preparando os jovens para o encontro com o Papa.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra São Vicente com missa no Setor


sábado, 24 de setembro de 2011

A Padroeira do Brasil e os 25 anos de instalação de Paróquias em Lençóis Paulista

Em Lençóis Paulista haverá comemorações em honra à Padroeira do Brasil, a Mãe de Jesus no título de Nossa Senhora Aparecida

Pe. Celso Machado Lima e Pe. José Aparecido Hergesse e comunidade do Jardim Cruzeiro, em Lençóis, estão preparando uma programação digna de Nossa Senhora também comemorando os 25 anos (1987-2012) de instalação das paróquias Nossa Senhora Aparecida; São Pedro e São Paulo e São José. Dentro dessa programação temos a novidade da 1ª. Caminhada e Corrida da Padroeira, peregrinação da imagem da padroeira pelas capelas, missas, etc.

Para marcar o ano do jubileu, a paróquia Nossa Senhora Aparecida adquiriu uma fac-símile da imagem oficial da Padroeira do Brasil em resina com base prateada, a coroa é réplica que a Princesa Isabel doou para a imagem e o manto confeccionado no mesmo ateliê que produz os mantos da imagem original durante muitos anos, todos produtos oficiais do Santuário Nacional.

A Novena em Honra a Nossa Senhora Aparecida terá a presença dos padres que ajudaram a construir a história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; Pe. Edison Bovo; Cônego Alberto Frei Toninho; Pe. José Francisco (Pe. Paquito). Também a comunidade estará acolhendo Dom Maurício para o encerramento da Novena no dia 11. No dia 12 a tradicional presença dos padres da cidade para celebrarem a Missa principal.

Abaixo segue a programação completa que nos foi enviada.


Preparação para a Novena

De 25/09 a 02/10 - Preparação para a Novena 2011
"Visita da Imagem peregrina nas Capelas"

25/Set – Domingo
"Matriz - Jd.Cruzeiro"
Missa:19h00

26/Set - Segunda-Feira
"Sto. Antonio - Corvo Branco"
Missa:19h30

27/Set - Terça-Feira
"Sta. Isabel - Jd. Primavera"
Missa:19h30

28/Set - Quarta-Feira
"São José - Fartura"
Missa:19h30

29/Set - Quinta-Feira
"Sta. Rita - Vila Contente"
Missa:19h30

30/Set - Sexta-Feira
São Joaquim e São Roque – Bocaina
Missa:19h30

01/Out – Sábado
Senhor Bom Jesus e São Benedito em Alfredo Guedes
Missa às 18h


02/Out - Domingo
Na Igreja Matriz do Jd. Cruzeiro Missa às 08h30
Após a Missa, carreata e benção dos veículos.

Tradicional Almoço nos dias: 02, 09, 12 e 16/10

Benção dos Animais as 15h do dia 04/10

12/10 Dia de Nossa Senhora Aparecida 1ª Caminhada (4km) & Corrida (8km) da Padroeira a partir das 9h30. (com premiação em dinheiro e troféu para os 3 primeiros colocados ).
Regulamento e Inscrições na Sprint Academia. Informações: (14) 32642690 / 32634475

14/10 show de Prêmios

NOVENA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA 
De 03 a 11 de Outubro

TEMA : O Jubileu Paroquial com Maria, o Coração Materno da Igreja, vamos evangelizar!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Igreja e as Estatísticas


Por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora - MG

Dias atrás, quando fomos informados pelo Papa Bento XVI que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada no Brasil, em 2013, a mídia, com base em pesquisa de 2009, divulgou notícia a respeito do aumento numérico de outros seguimentos religiosos não católicos, inclusive dos que optam por não ter nenhuma religião ou que preferem o ateísmo.

As jornadas mundiais da juventude têm demonstrado a ansiedade das novas gerações na busca de Jesus Cristo, reunindo milhões de rapazes e moças do mundo inteiro, formando, por uma semana, imensa comunidade juvenil sem limites geográficos, reunida ao redor do chefe visível da Igreja, pronta para ouvir a sua palavra e motivada a celebrar os Mistérios da fé, com entusiasmo e ao mesmo tempo com sensível espírito de concentração, silêncio sagrado, como ficou evidente em Madri.

As estatísticas brasileiras a respeito da mobilização religiosa são colocadas aos católicos como um desafio, provocando pergunta inevitável: quais têm sido as razões para este efeito?

Num primeiro momento, os dados colhidos em pesquisa não deixam de causar preocupação, uma vez que despertam a interrogação sobre as possíveis lacunas nos métodos evangelizadores. Porém, análise mais madura e serena provoca tranqüilidade. Levando-se em consideração que o método das pesquisas de 2009 foi questionável, o que gerou, na ocasião, abalizado artigo de protesto do Cardeal Dom Odilo Sherer, é curioso observar como as pesquisas não revelam o crescimento das comunidades católicas que tem provocado a criação de novas paróquias por todo o Brasil, novas comunidades e o crescimento inexplicável de movimentos eclesiais católicos que cada vez mais arrebanham pessoas desanimadas ou desiludias não só religiosamente, mas também com a situação existencial, para não falar das que perderam a fé nas correntes políticas no país. Influenciada pela mentalidade mercantilista de concorrência, muito própria dos regimes capitalistas, causando impressão que somente o critério da maioria é que vale, ou pela mentalidade totalitarista que imprime a crença na força do poder e a desastrosa crença que os fins justificam os meios, gerando violência para impor regimes políticos, as estatísticas pecam contra a verdade enquanto revelam apenas parte da situação. O prejuízo fica ainda maior, se por trás das pesquisas houvesse interesses ideológicos contrários à religião ou a grupos que incomodem. A Igreja católica, já afirmou o Papa Bento XVI em Aparecida, cresce não por proselitismo, mas por atração. Ela, com sua experiência de dois mil anos de história, já aprendeu a não se assustar com as estatísticas e nem com as interpretações ingênuas. Ela também já aprendeu a reconhecer erros das pessoas humanas que fazem parte de sua comunidade e sabe fazer exame de consciência; sabe inclusive pedir perdão pelas falhas humanas, coisa que não se tem visto em outros grupos religiosos ou não, certamente conscientes que errar não é característica de um só grupo, mas do ser humano como tal. Há os que afoitamente e ingenuamente caem na tentação de prognosticar o fim da Igreja católica, como se fenômenos sociológicos fossem a última palavra em tudo. A história não dá saltos. Ela ensina aos que são mais aptos a realizar análises maduras.

Aos católicos tranqüilizo, recordando que esta situação estatística não é a pior pela qual já passamos. Dou um exemplo: no fim do século XVIII, Napoleão Bonaparte prognosticou o fim da Igreja, quando prendeu injustamente o Papa Pio VI, levando-o como se fosse um criminoso para a França, jogando-o literalmente numa masmorra e gritando como vitorioso: Pio VI e último. Conseguiram os anticlericais franceses da revolução que muitos que professavam a fé católica e inclusive alguns eclesiásticos abjurassem a fé cristã o que provocou profunda dor à Igreja. Mas a história andou por outros caminhos. Sendo eleito o Papa Pio VII em lugar de Pio VI que morreu na masmorra de Napoleão, foi o novo Papa também aprisionado pelo imperialista francês de forma humilhante e desumana. Contudo, em 1814, quando Napoleão perde a credibilidade e a força política, sendo extraditado da Franca, o Papa é liberto e volta para Roma, aclamado em todas as cidades e povoados por onde passava em viagem, glorioso, mas sem se prevalecer de sentimentos de revolta ou de argumentos políticos. A Igreja não se envolve com paixões políticas ou por espírito de disputa, mas age para divulgar a única verdade que vale a pena ser assumida de corpo e alma: Jesus Cristo e sua missão salvadora. Eis o que sempre ensinou a Igreja. Eis o que os jovens têm recebido nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Publicado em 23/09/2011 - 10:06 em http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=6419

Festa de Santa Teresinha em Cerqueira César contará com a presença de Dom Maurício e Pe. Joãozinho, SCJ

Imagem venerada no Presbitério do Santuário de Cerqueira. Foto de Mariana Todescato
Com o tema: "Santa Teresinha, reflexo do amor misericordioso do Senhor!", o Santuário de Santa Teresinha em Cerqueira César, está comemorando a sua Padroeira a partir de hoje até o dia 01 de outubro.
 
De 23 a 29 de setembro de 2011 acontece a Novena com Missas às 19:30 horas no Santuário de Santa Teresinha.  O destaque para o dia 30 de setembro é a Missa das Rosas e do Transito de Santa Teresinha celebrado por Pe. Joãozinho, SCJ. 

E dia 01 de outubro, festa de Santa Teresinha, missa com procissão, presidida pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Mauricio Grotto.

Clique nas imagens abaixo e conheça o restante da Programação e participe! A Festa de Santa Teresinha em Cerqueira está crescendo a cada ano!