Boas Vindas

Olá seja bem vindo ao Blog da Pastoral da Comunicação. Aqui você irá encontrar muitas noticias do que está acontecendo na Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu. Tenha uma boa navegação. E visite também o site da Arquidiocese de Sant'Ana de Botucatu: www.arquidiocesedebotucatu.com.br


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Padre Celso Machado Lima é acolhido em Marlboro

Por Hercules Werneck


A espera foi longa, precisamente 11 meses foi o tempo que os católicos das Comunidades Brasileiras de Hudson e Marlboro esperaram pela chegada do novo dirigente.

Esta expectativa foi saciada no domingo, 20 de novembro, quando o jovem Padre Celso Machado Lima natural de Santo André no ABC Paulista e sacerdote da Diocese de Botucatu, SP, apresentou-se ao seu novo rebanho durante a Solenidade de Cristo Rei que encerra o ano litúrgico da Igreja.
A primeira celebração do Padre Celso ocorreu na Igreja de São Miguel em Hudson, MA, onde os brasileiros se encontram para celebrar a Eucaristia aos domingos ao meio dia.

Já na Comunidade de Marlboro que se reúne na Igreja Imaculada Conceição a missa das 7 PM teve boa participação. Todos estavam desejosos por conhecer o seu novo pastor. E se a primeira impressão é a que fica, os fiéis destas comunidades já podem agradecer ao Senhor pelo envio do Padre Celso falou Hércules Werneck que esteve representando o Apostolado Brasileiro naquela celebração.


Em suas primeiras palavras o carismático sacerdote disse ter chegado de coração aberto e com um propósito bem simples, que é o de somar e caminhar com os fiéis deixando que o processo de conhecimento ocorra de forma recíproca no decorrer da caminhada.

"Muito mais que ensinar, quero aprender com todos vocês,  pois estou dando um passo em uma realidade totalmente nova em minha vida. E a vida é aprendizado, a vida é escola, e a Igreja possibilita esse tipo de encontro. Nós viemos de lugares diferentes, temos histórias diferentes e por causa da fé podemos nos encontrar em qualquer lugar deste mundo. Porque o nosso Deus o deu para todos nós", disse o sacerdote.

Padre Celso foi ordenado em 8 de dezembro de 2002 e inicialmente era filiado ao Instituto Missionário, mas sentiu o desejo de fazer uma experiência diocesana o que levou a trabalhar por seis anos em duas paróquias antes de ser encorajado e motivado pelo seu Bispo ao desafio missionário fora do Brasil.

"Foi depois que eu me desliguei do Instituto Missionário e comecei a trabalhar nas paróquias que aprendi a valorizar a caminhada que vocês estão fazendo. Aqui existe um Apostolado que já caminha há muitos anos com a graça de Deus, e vocês fazem parte e continuam construindo essa história porque estão compromissados e vinculados. Uma comunidade é feita de pessoas. Pessoas são riquezas e também carregam as suas fragilidades. Comunidade é o lugar do perdão e da festa. Comunidade é lugar de crescimento e de doação e é por isso que eu quero muito que nós possamos ir atrás daqueles que um dia passaram por aqui e não estão mais no meio de nós. Vamos nos esforçar para encher essa igreja de jovens, crianças, de casais e que no decorrer da caminhada a gente possa se assentar com todas as coordenações, ouvir a cada um, e fazer juntos um planejamento para realizarmos a tarefa da igreja, que é pescar, e depois de pescar fazer com que os filhos de Deus cresçam alimentados pela palavra do Senhor", falou o Padre Celso.

Com a chegada de Padre Celso M. Lima o Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston passa a contar com sacerdotes para todas as suas Comunidades Católicas:

Padre José Eduardo P. Marques - Allston-Brighton e Maynard, Coordenador do Apostolado
Padre Cristiano Borro - Comunidades Católicas de Cambridge e Nashua, NH
Padre Miguel Gonçalves - Comunidade Católica de East Boston
Padre Armando Gomez - Comunidade Católica de Everett
Padre Volmar Scaravelli - Comunidade Católica de Framingham
Padre Mathew Green - Comunidade Católica de Gloucester
Padre Jonas Christal - Comunidade Católica de Lowell
Padre Darci Donizetti - Comunidades Católicas de Plymouth, Rockland e Woburn
Padre Ademir Guerini - Comunidade Católica de Somerville
Padre Christopher Gomes - Comunidade Católica de Peabody
Padre Francisco Silva - Comunidade Católica de Stouhgton
Padre Celso Machado Lima - Comunidades Católicas de Hudson e Marlboro


FONTE: http://www.apostoladobrasileiro.com/ma/index.php?option=com_content&view=article&id=1073%3Apadre-celso-machado-lima-e-acolhido-em-marlboro&catid=153%3Amarlboro&Itemid=663

Retirado do meio do povo de nossa paróquia para servir ao Povo de Deus


Gustavo Viaro Corrêa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Botucatu foi eleito para ser Diácono de nossa Igreja. Conheça um pouco mais sobre a vida desse seminarista através das palavras de seu irmão de caminhada vocacional o seminarista Paulo Bronzato.



Por Paulo Bronzato

Gustavo Viaro Corrêa - Diácono Eleito
Nos últimos dias, a nossa comunidade paroquial recebeu uma grande notícia, capaz de deixar os nossos corações radiantes: Dom Maurício aprovou a ordenação diaconal do seminarista de nossa paróquia Gustavo Viaro Correa e já agendou para o dia 3 de fevereiro de 2012, sua ordenação na Catedral Metropolitana de Botucatu.

Nasceu em 16 de dezembro de 1985 na Santa Casa de Misericórdia, tendo sido batizado pelo padre Renato no próprio hospital, como era costume na época. Morou algum tempo, enquanto criança no nosso território paroquial, mas logo mudou-se para a Cohab I. No ano de 2000 voltou a residir no território paroquial da paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Gustavo amadureceu sua vida de fé na nossa comunidade. Foi coroinha por vários anos e foi dessa forma que alimentou o seu chamado ao sacerdócio: servindo a Deus no altar de nossa paróquia. Sempre de forma muito dinâmica e bem-humorada ajudou na coordenação da Pastoral dos Coroinhas. Sua família também sempre esteve muito engajada no serviço pastoral da comunidade. 

No ano 2000, recebeu o Sacramento da Crisma em nossa paróquia. No ano de 2001, realizou encontros vocacionais no Seminário São José de Botucatu, tendo sido aprovado ao final desse ano.

Assim, em 2002 entrou no seminário quando era reitor o padre Anderson Antonio Pedroso para cursar o 2º ano do Ensino Médio no Colégio La Salle. Concluiu o Ensino Médio nesse Colégio e em 2004 fez o curso Propedêutico nesse mesmo seminário. No final do ano prestou vestibular para cursar filosofia na Faculdade João Paulo II em Marília e foi aprovado em 3º lugar. Em 2007, concluiu seu curso de Filosofia e prestou vestibular para Teologia. Entre 2008 e 2011, cursou Teologia na mesma Faculdade e foi aprovado com 10 no Exame De Universa que engloba toda matéria estudada nesses 4 anos.

Realizou seus estágios pastorais no Santuário Nossa Senhora da Piedade de Lençóis Paulista (2005 e 2006), Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina de Pratânia (2007 e 2008), Paróquia São João Batista de Itatinga (2009-2010) e Paróquia São Benedito de Avaré (2011). Após ser ordenado exercerá seu ministério diaconal no Santuário Santa Terezinha de Cerqueira César e Paróquia Santa Bárbara de Águas de Santa Bárbara.

Convite de Ordenação Diaconal de Gustavo
Algo que vale ressaltar é que em vários momentos, Gustavo realizou seu estágio pastoral junto com padres que são fruto de nossa paróquia. Assim aconteceu em Lençóis Paulista quando esteve com Monsenhor Carlos José de Oliveira e em Itatinga quando esteve com Pe Márcio Godoy Jr.

Gustavo jamais se desligou de sua comunidade de origem. Nas férias era presença certa nas missas na paróquia Sagrado Coração de Jesus. Também deu diversas palestras e encontros quando solicitado nos grupos de jovens da paróquia, jamais se desligando, dessa forma, de suas raízes.

Toda comunidade se alegra e reza a Deus para que o futuro padre continue dando muitos frutos no serviço ao Reino. E que Deus continue fazendo de nossa paróquia um celeiro de vocações para a Arquidiocese de Botucatu.

domingo, 20 de novembro de 2011

Encontro Regional da Pastoral da Família e Convívio Vocacional no Seminário São José

Encontro da Pastoral da Família Sul 1 CNBB
Nossa Arquidiocese teve a honra de sediar neste sábado dia 19 o Encontro da Pastoral da Família do Regional Sul 1 da CNBB. 

O encontro do Regional Sul 1 da Pastoral da Família aconteceu a partir das 09h e foi até as 13h encerrando com o almoço. 

Convivio Vocacional
O almoço foi em conjunto com os candidatos a ingressarem no Seminário São José em Botucatu, que realizam o Convívio Vocacional neste final de semana, último encontro do ano para os vocacionados de nossa Arquidiocese.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Carta de Dom Maurício para o Sr. Dinucci pelos 55 anos do Jornal "A Gazeta" de Botucatu


“Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” Gl.2,20

Botucatu, 18 de novembro de 2011


         Prezado Sr. Adolpho Dinucci Venditto,
        
         Paz e bem!

           
            Com muita alegria e satisfação venho congratular-me com o Sr.  e parabenizá-lo pelo qüinquagésimo quinto aniversário de  “A Gazeta” de Botucatu.


         Mais do que os muitos anos de um importante informativo para a sociedade botucatuense, quero destacar a seriedade, objetividade e profundidade com que o Sr. sempre conduziu este precioso meio de comunicação.


         Todos recebemos de Deus uma vocação. O Sr., cedo descobriu a sua, colaborou com a Graça divina e, por meio de “A Gazeta” de Botucatu, colocou sua vida e sua vocação a serviço do bem comum, produzindo inúmeros frutos. 


         Parabéns!  Que Deus, o Pai de NS Jesus Cristo, derrame abundantes bênçãos sobre o Sr. e sobre  “A Gazeta” de Botucatu por muitos anos mais.

         Abraço fraterno em Cristo,

+ Maurício Grotto de Camargo
Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano de Botucatu



___________________
Ilmo. Sr.
Adolpho Dinucci Venditto
DD. Diretor do Jornal “A Gazeta” de Botucatu

Definido o tema do DNJ 2012

por Daniele Casonato

  Tradicional em nossa Arquidiocese, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) reune milhares de jovens em um dia de oração e diversão. Este ano o DNJ foi realizado em Avaré com uma presença significativa de jovens, padres e religiosas. No ano de 2012 o DNJ será realizado em Botucatu, pela equipe do Setor Juventude RP1, reunindo paróquias de Botucatu, Itatinga e Pardinho. 
 
      A PJ nacional já definiu o tema, que sera "Juventude e Vida", o Lema: "Que vida vale a pena ser vivida?" e o Referencial Bíblico: Jo 10, 10.

      Esperamos a presença da juventude, e da família dos jovens tambem! Em breve teremos mais notícias. Este DNJ estará recheado de novidades!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

I CERCO DE JERICÓ DA ASFA

Confira algumas fotos do I Cerco de Jericó da ASFA (Associação Sagrada Família) presidida pelo Pe. Delair. O I Cerco de Jericó da ASFA está acontecendo desde o dia 13 de Novembro e segue até o dia 20. Maiores informações acesse o seguinte link com a programação completa já divulgada em nosso blog: http://omonitorarquidiocesano.blogspot.com/2011/10/asfa-realizara-o-seu-i-cerco-de-jerico.html




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dom Maurício introduziu o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Encontro da Família Arquidiocesana


O Encontro da Família Arquidiocesana foi realizado no feriado de 15 de novembro. A comunidade paroquial Nossa Senhora Aparecida foi a anfitriã das demais comunidades paroquiais de nossa Arquidiocese. 


Cada uma das 45 paróquias enviou o seu pároco e mais 04 agentes leigos para participarem desse grande encontro que desde a época de D. Aloysio José Leal Penna, SJ (arcebispo emérito) em 2003 vem sendo realizado, todos os anos nessa data. 


Cônego Marcos Paulo
O Encontro desse ano, foi animado pelo Cônego Marcos Paulo de Campos (paróquia São Pio X-Botucatu), e conduzido pelo Cônego Alberto (Vigário Episcopal para a Pastoral). O encontro foi de caráter formativo seguindo as apresentações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o ano de 2011-2015.


A oração inicial foi conduzida pelo Pe. Joaquim Lemes, SDS (Santuário Senhor Bom Jesus – Conchas). Animado pelo ministério de ministério de música composto pela Mariana, Hernani e André Trombaco (Paróquias NSa. Aparecida e São Pio X – Botucatu). 


Dom Maurício Grotto de Camargo
Dom Mauricio fez a introdução do estudo das Diretrizes Gerais, dizendo que não podemos ter apenas a Bíblia em mãos para termos uma ação evangelizadora, senão seríamos apenas protestantes. É preciso, com isso, em nossas comunidades, utilizarmos também as Novas Diretrizes, pois, para nós cristãos católicos seguimos também a Tradição e o Magistério da Igreja. 


Nosso arcebispo acrescentou que devemos caminhar em comunhão com toda a Igreja. Os passos para isso já vem sendo realizado em nossa arquidiocese desde a apresentação por D. Aloysio com o PROPAMI (Projeto Paróquia Missionária [2003-2009] e que com D. Maurício é rebatizado como Programa Paróquia Missionária) que é um grande sinal profético da comunhão eclesial que permeia todas as novas diretrizes da ação evangelizadora no Brasil, principalmente na sua urgência de uma Igreja em estado permanente de missão. 


Dom Mauricio apresentou o Objetivo Geral das Diretrizes alertando que por Objetivo Geral deve-se entender que todos devemos perseguir esse objetivo: padres, catequistas, pastorais, movimentos, todo o povo em geral.


O Objetivo Geral das novas diretrizes é “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


Dom Mauricio salientou que ser discípulo é aprender de Cristo. Alertou que muitos de nós estamos sendo missionários, mas, não estamos sendo discípulos: seguidor de Cristo e estar com Cristo e é estar fazendo a experiência de Jesus Cristo, ou seja, a experiência Pascal de Cristo (experiência de Paixão, Morte e Ressurreição e ao mesmo tempo: em Cristo ter uma vida nova.


Sobre o PROPAMI disse que é descentralização. Todos os dons distribuídos nas comunidades devem ser usados em favor da comunidade. 


Citado por Dom Maurício, o Papa Bento XVI considera para o plano de uma nova evangelização é preciso recomeçar e recomeçar a partir de Cristo.


Para encerrar a introdução às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Dom Maurício apresentou as cinco urgências da evangelização apontadas por esse documento de diretriz da CNBB a saber: 1) Igreja em Estado Permanente de Missão; 2) Igreja Casa da Iniciação Cristã; 3) Igreja Lugar da Animação Bíblica e da Pastoral; 4) Igreja Comunidade de Comunidades; e, 5) Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos. 


As Urgências da Evangelização ficou a cargo de padres e do diácono Athílio de nossa arquidiocese a fim de apresentarem as considerações das Diretrizes à luz da nossa realidade com o nosso Plano Missionário (PROPAMI). Essas considerações serão sendo postados em artigo separado deste para facilitar a leitura.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Encontro da Família Arquidiocesana

Acontece amanhã dia 15 de Novembro em Botucatu mais um Encontro da Familia Arquidiocesana. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Botucatu será a anfitriã do arcebispo, padres e leigos de todas as paróquias de nossa arquidiocese.

As expectativas são grandes para esse Encontro. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou esse ano as Diretrizes da Ação Evangelizadora para os anos de 2011 à 2015. Com certeza esse será um dos assuntos que nosso Arcebispo Dom Maurício irá tratar com o rebanho de Cristo Jesus neste dia.

Outro assunto que permeará nosso Encontro, com toda certeza, será o Programa Paróquia Missionária (PROPAMI) com novas perspectivas de ação e material próprio, vamos aguardar as novidades, acreditamos que muitos devem estar se perguntando como será desta vez a implantação desse programa tão importante para as nossas comunidades.

Vamos estar postando em nosso Blog as novidades de amanhã. Com muita certeza estaremos com muitas novidades e esperanças renovadas. 

Deus abençoe a todos os participantes e nos conduza no seu Espírito para ações cada vez mais concretas no plano da evangelização em nossa arquidiocese.

domingo, 6 de novembro de 2011

D. Antonio Maria Mucciolo visita Mons. Lorusso

D. Antonio e Mons. Lorusso e o casal José Augusto e Cleusa
O Arcebispo emérito D. Antonio honrou Mons.Lorusso com uma longa e gostosa visita. Entre os assuntos não faltou a atuação da REDE VIDA, em nível nacional.

No final da conversa visitou  o conjunto de salas para pastoral, dedicado à pessoa dele. Visitou as modernas instalações do CATEBRINCANDO, ficou impressionado pela beleza das linhas e elogiou as iniciativas e bom gosto da comunidade.

Ao longo dessa visita foi saudado, com muito carinho pelas pessoas com as quais se encontrou, abençoando-as.

por Pe.Zezinho